Ação do PSOL é julgada e TJ-SP anula parcialmente a Lei da Pichação de Doria

14/09/2017

O Tribunal de Justiça de SP considerou inconstitucionais os artigos 8° e 9° da lei que institui o “Programa Municipal de Combate a Pichações”.

25 de julho é dia de celebrar a potência e a luta das mulheres negras

25/07/2017

O 25 de julho é celebrado desde 1992 por deliberação do 1º Encontro de Mulheres Afrolatinoamericanas e Afrocaribenhas. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

VITÓRIA: Cotas raciais são aprovadas na USP para 2018

05/07/2017

Na noite da última terça-feira (4) caiu o último bastião do conservadorismo das universidades paulistas: a Universidade de São Paulo (USP) aprovou o sistema de cotas étnico-raciais e sociais em seu vestibular já para o ano de 2018.

PSOL São Paulo repudia ação da Polícia Militar na Favela do Moinho

28/06/2017

Repudiamos a ação da Polícia Militar na Favela do Moinho e lamentamos a morte do jovem de 18 anos Leandro de Souza Santos, torturado por mais de uma hora com um martelo e assassinado a tiros dentro de um barraco durante a invasão.

VITÓRIA! João Doria recua e Guarda Civil não pode mais roubar cobertores da população de rua

03/06/2017

Agora está expressamente proibido no texto da regulamentação retirar bens pessoais, bens laborais e bens de sobrevivência de qualquer pessoa.

ABSURDO! Ex-aluno da Medicina da USP acusado de estupro consegue registro médico

02/06/2017

Esta absurda decisão vai contra todas as mobilizações de mulheres que aconteceram em São Paulo nos últimos meses e que culminaram com a rejeição de seu registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo antes mesmo dele colar grau.

PSOL São Paulo repudia as ações violentas de Doria e Alckmin na Cracolândia

25/05/2017

Fica evidente a disposição do prefeito em fazer uma autêntica guerra aos pobres na cidade e de defender a qualquer custo uma política higienista, com prioridade para garantir lucros exorbitantes para o setor imobiliário na região central.

VITÓRIA: presos políticos da greve geral são libertados!

08/05/2017

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), eles haviam sido presos arbitrariamente durante ato contra a reforma da Previdência e o governo Temer. O PSOL é contra qualquer tipo de criminalização dos movimentos sociais.

Lutar não é crime: Libertem os presos políticos da Greve Geral!

04/05/2017

A alegação pela prisão de Juraci, Luciano e Ricardo vem da Ditadura Militar: garantia da “ordem pública”. O recurso dos advogados pela soltura dos manifestantes foi negado, mesmo sem nenhuma prova contra eles.

Setorial de Negras e Negros do PSOL: Liberdade para Rafael Braga!

24/04/2017

Pela liberdade de Rafael Braga e pelo fim do genocídio do povo negro e indígena, representado pela Casa Grande que se instalou no poder. Precisamos dar um basta a esse Estado fascista e racista que dissemina a criminalização da pobreza.

Artigo do presidente estadual do PSOL-SP, Juninho: A vida é dura, Holiday

12/04/2017

As ações destrambelhadas do Holiday nos ajudam a qualificar o debate e mostram que, para além das redes, a vida também não é tão fácil para essa nova direita, com traços fascistas.

Fernando Holiday faz patrulha ideológica nas escolas de São Paulo. Reação do PSOL é imediata!

04/04/2017

Fernando Holiday decidiu assumir o papel de “polícia política” e divulgou um vídeo em suas redes sociais com suas visitas a escolas para “fiscalizar” os conteúdos dados em sala de aula.

21 de março – Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial

21/03/2017

Em 21 de março de 1960, o Congresso Nacional Pan-Africano (CNA) organizou um protesto pacífico na periferia de Joanesburgo, no bairro de Shaperville, África do Sul. Nessa data, rememoro a luta. Sem a revolta contra o sistema não há transformação social!

Isa Penna (PSOL) é agredida por outro vereador dentro da Câmara Municipal

20/03/2017

A vereadora em exercício por 30 dias pelo PSOL, Isa Penna, foi agredida verbal e fisicamente pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) dentro do elevador privativo reservado aos parlamentares.

PSOL São Paulo repudia as agressões do MBL

21/02/2017

O MBL promoveu um ataque à vereadora Juliana Cardoso na Câmara Municipal de São Paulo. O PSOL manifesta sua solidariedade à vereadora e rechaça veementemente a postura do MBL, movimento que defende a retirada de direitos dos trabalhadores.

Nota de solidariedade do PSOL São Paulo a Diana Assunção

26/01/2017

O PSOL de São Paulo manifesta sua solidariedade à companheira Diana Assunção, que vem sofrendo os mais variados ataques e ameaças por denunciar as políticas nefastas do governo de João Doria.

Debate: Organizar, Lutar e Viver é Preciso

23/01/2017

Na próxima quinta-feira (26) acontece o debate “Organizar, Lutar e Viver é Preciso”, para discutir a luta contra o feminicídio, a LGBTfobia, o genocídio do povo negro e o encarceramento em massa.

Nota do Setorial de Pessoas com Deficiência: O marketing de João Doria

23/01/2017

O Setorial da Pessoa com Deficiência avalia como inadequada a ação do prefeito neste domingo, já que ela não enfrenta as reais dificuldades das pessoas com deficiência.

Com violência, PM de Alckmin retira mais de 700 famílias de ocupação na zona leste de São Paulo

17/01/2017

O líder do MTST, Guilherme Boulos, foi preso durante a operação e levado para a 49ª DP de São Mateus. Ele foi liberado pela PM paulista apenas na noite desta terça-feira, por volta das 19h30.

Fundação Lauro Campos e Mulheres do PSOL lançam livro sobre luta das mulheres curdas

06/12/2016

O evento acontece em São Paulo, na sede da Fundação Lauro Campos (Al. Barão de Limeira, 1400) a partir das 18 horas nesta quinta-feira (8)! Compareça!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

06/12/2016

A luta pelos Direitos Humanos norteia as ações do PSOL. Em São Paulo o partido tem um dos Setoriais de Pessoas com Deficiência mais desenvolvidos do país. A presidenta municipal do PSOL, Michele Vieira, faz parte do setorial!

Em memória dos 5 jovens negros mortos na Zona Leste de SP

08/11/2016

Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, a partir das 18h no Largo São Francisco, ao lado da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Covardia e machismo no SINPEEM impedem leitura de moção no plenário

21/10/2016

Foi negada arbitrariamente uma solicitação de questão de ordem para apresentação de uma moção sobre a participação política das mulheres e enfrentamento ao machismo no sindicato.

Nota do PSOL São Paulo contra os ataques às candidatas e militantes trans

29/08/2016

O PSOL repudia os recorrentes ataques difamatórios e as ameaças às candidatas trans, que expõem não só a vida pessoal dessas mulheres, mas que violenta e tenta deslegitimar a sua luta

A barbárie instalada pelo Estado brasileiro e os Direitos Humanos

29/06/2016

É necessário organizar a resistência aos ataques que virão, e ao mesmo tempo ter clareza que a defesa dos direitos humanos dos trabalhadores prevê inclusive a democratização da riqueza, um ponto crucial agora.

Animais de estimação serão permitidos em albergues, após iniciativa de Toninho Vespoli

22/06/2016

Essa é uma iniciativa importante para garantir que as pessoas em situação de rua aceitem o acolhimento. O projeto vai para sanção do prefeito Haddad para virar lei.

Câmara Municipal aprova PL que permite a mulheres e idosos descer fora do ponto após as 22 horas

22/06/2016

Foi aprovado o PL 172/2014 dos vereadores Gilberto Natalini (PV) e Toninho Vespoli (PSOL) que permite a mulheres e idosos o desembarque do transporte público fora do ponto em horário noturno.

50 propostas feministas para a cidade

14/06/2016

O Setorial Nacional de Mulheres do PSOL irá lançar, no dia 18 de junho (sábado) uma cartilha que tem por objetivo estimular o debate sobre políticas públicas com propostas que evidenciem o direito das mulheres à cidade.

PSOL-SP entra com ação no STF contra reintegração de posse sem ordem judicial

24/05/2016

O costume de recorrer à força policial para reprimir as manifestações, muitas vezes com o uso abusivo da violência, é incompatível com o princípio constitucional da cidadania – princípio fundamental da Constituição Federal.

10 anos sem respostas…

12/05/2016

Nesta semana completa-se 10 anos dos tenebrosos crimes de maio de 2006, que abalaram São Paulo e até hoje permanecem sem a responsabilização de seus culpados. Foram 505 civis e 59 agentes policiais assassinados entre os dias 12 e 26 de maio daquele ano.

Waldemar Rossi, Presente!

05/05/2016

Faleceu hoje (04/05) o militante histórico Waldemar Rossi. Membro da Pastoral Operária, Waldemar construiu sua história de vida em torno da luta por um mundo mais justo e solidário, com clareza em suas posições e lado bem definido nos combates traçados pela classe trabalhadora.

PSOL propõe audiência pública para discutir reorganização escolar

01/12/2015

Debate objetiva também fazer um balanço político do movimento de ocupação das escolas em São Paulo