Luiza Erundina estará no debate da RedeTV nesta sexta

01/09/2016 Destaques, Eleições 2016, Erundina nos Debates, Luiza Erundina

14095842_323937267953497_7889682244130701836_nA candidata do PSOL à prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, estará presente no debate entre os postulantes ao cargo que acontecerá nesta sexta-feira (2) na RedeTV a partir das 22h15. A emissora decidiu convidá-la pela “representatividade expressiva” da candidatura, que está acima dos 9% nas pesquisas de intenção de voto mais recentes.

A presença de Erundina é uma vitória conquistada após decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que impediu o veto dos candidatos adversários à presença de candidatos de partidos que não tivessem pelo menos 10 deputados federais, como é o caso do PSOL. Até semana passada, a interpretação da lei era de que os candidatos dos partidos “pequenos” só poderiam participar caso 2/3 dos candidatos de partidos/coligações com maior representatividade no Congresso aprovassem. Agora, fica a cargo das emissoras de televisão a decisão de quem convidar além dos garantidos por lei.

No primeiro debate entre os candidatos, na TV Bandeirantes, Luiza Erundina não esteve presente pois os candidatos Marta (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (SD) não aceitaram a participação da candidata do PSOL. Erundina então esteve junto da militância do PSOL na frente da emissora, protestando contra a exclusão autoritária. Comentou o debate junto ao seu candidato a vice, Ivan Valente, nas redes sociais, atingindo a mesma quantidade de pessoas pela internet comparada à audiência do debate na televisão.

Nesta sexta-feira, os outros candidatos terão que responder aos eleitores o porquê do medo de participar de debates com Erundina, agora em frente à candidata.

Serviço:

Debate entre os candidatos à Prefeitura de SP na RedeTV

Dia 02/09 (sexta-feira), a partir das 22h15