Luiza Erundina se consolida na disputa pelo segundo turno nas eleições à Prefeitura

15/07/2016 Destaques, Eleições 2016, Luiza Erundina, PSOL, São Paulo

Candidata do PSOL está em terceiro lugar na simulação, com 10%, à frente do atual prefeito Fernando Haddad e do candidato tucano João Dória (PSDB).

 

Pesquisa Eleição cenário 1Nesta sexta-feira (15) de manhã, há exatamente um mês de começar a campanha eleitoral, a Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa de intenções de voto realizada pelo Datafolha sobre as eleições à Prefeitura de São Paulo. Luiza Erundina, a candidata do PSOL, está em terceiro lugar, com 10%, e se consolida como alternativa viável no pleito de outubro.

Celso Russomano (PRB) continua em primeiro, com 25% das intenções de voto, mas sua candidatura ainda corre sérios riscos de ser impugnada. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar no próximo mês o “candidato da Igreja Universal” pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público), do qual já foi condenado em primeira instância. Se for novamente condenado, Russomano se enquadra como “ficha suja” pela Lei Ficha Limpa e fica impedido de concorrer a cargos eletivos.

Em segundo lugar vem Marta Suplicy (PMDB), com 16%, e logo atrás vem Luiza Erundina (PSOL) com 10%, à frente de candidatos de grandes partidos, como o atual prefeito Fernando Haddad (PT), que tem 8%, e João Doria (PSDB), com 6%. O homofóbico e reacionário Marco Feliciano (PSC) tem apenas 4% das intenções de voto.

Pesquisa Eleição cenário 2Em cenário sem Celso Russomano, Marta chega a 21% e assume a liderança, seguida por Luiza Erundina, que ficaria com 13% e iria ao segundo turno caso as eleições fossem hoje. Fernando Haddad ficaria com 11% e João Dória com 7%.

Quando o assunto é rejeição, o atual prefeito Fernando Haddad lidera, com 45% de pessoas que não votariam de jeito nenhum no petista. Em seguida aparece Marco Feliciano, com 32%, e Marta Suplicy, com 31%.

Você pode conferir a pesquisa completa aqui!

 

 

 

Por todo o Brasil tem PSOL! Em Porto Alegre (RS) Luciana Genro lidera em todos os cenários!

Pesquisa-POA-768x627Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo jornal Correio do Povo, realizada pelo Instituto Methodus, aponta a pré-candidata do partido à prefeitura da capital gaúcha, Luciana Genro, na dianteira nas intenções de votos dos eleitores.

No primeiro cenário estimulado para o primeiro turno, Luciana Genro aparece com 20,8% das intenções de voto. Em seguida vem Raul Pont, do PT, com 14,5%; e Sebastião Melo, do PMDB, com 13,7%. Vieira da Cunha, do PDT, tem 11,0%; Nelson Marchezan Jr, do PSDB, aparece em quinto com 6,5% e Maurício Dziedricki, do PTB, em sexto, com 1,7%.

Já na segunda simulação para o primeiro turno, com menos nomes, a pré-candidata do PSOL aumenta sua pontuação, aparecendo com 22,3% das intenções de voto. Raul Pont aparece em segundo com 16,7%, seguido por Sebastião Melo, do PMDB, com 14,0%.

Para o segundo turno, todos cenários apontam Luciana como vencedora. Numa possível disputa com Raul Pont, a pré-candidata ficaria com 31%, contra 22,3% do pré-candidato petista. Já num cenário de disputa com Sebastião Melo, Luciana ficaria com 30,3% e o peemedebista com 26,7%. Numa disputa com Vieira da Cunha, do PDT, as pesquisas apontam a pré-candidata do PSOL 30,8% das intenções de voto, contra com 25,5% do pedetista. O placar aumenta ainda mais quando a simulação é com o pré-candidato tucano Nelson Marcezan Jr.: 34,2%, contra 18,2%.