Célio Turino se filia ao PSOL em São Paulo

31/03/2016 Cultura, Destaques, PSOL, São Paulo

20160331_160306Foi com muita alegria que o PSOL São Paulo recebeu em sua sede hoje a presença do historiador Celio Turino para realizar a sua filiação ao partido. A presidenta municipal do partido Michele Vieira também estava presente.

Celio atua há mais de 30 anos junto aos movimentos sociais e culturais. Foi o idealizador dos Pontos de Cultura através do Programa Cultura Viva que criou quando foi responsável pela Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010. Este programa marcou uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a Cultura no Brasil. Foi através dele que foram criados os mais de 2500 Pontos de Cultura em mais de mil municípios por todo o país.

Também foi Secretário Municipal de Cultura de Campinas de 1990 a 1992. Ajudou a fundar o primeiro sindicato de servidores públicos do país e se engajou na luta pelas “Diretas Já” na década de 80.

O histórico militante de esquerda também está engajado na construção da RAiZ — Movimento Cidadanista, partido que agora busca sua regularização na Justiça Eleitoral e nasceu de dissidentes da Rede após discordarem do apoio de Marina Silva a Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial de 2014. Enquanto isso, o PSOL concede filiação democrática a seus militantes, como acontece agora com Celio Turino e já havia ocorrido em 13 de março com a deputada federal Luiza Erundina.