Nota do Diretório Municipal do PSOL São Paulo contra o aumento das tarifas

07/01/2016 Destaques, Direito à Cidade, PSOL, PSOL na Rua

mpl-movimento-passe-livre-sc3a3o-pauloO Diretório Municipal do PSOL de São Paulo repudia o aumento das tarifas do transporte público na cidade. Todo ano a história se repete e as tarifas são aumentadas em benefício das empresas de ônibus e prejuízo dos trabalhadores. O governo do estado também aumentará as tarifas do metrô e do trem da CPTM.

O transporte é um dos itens que mais pesa no bolso do trabalhador e qualquer aumento dificulta ainda mais o direito de ir e vir de todo cidadão. Por isso apoiamos ativamente todas as manifestações contra o aumento e convidamos toda nossa militância à participar dessa luta.

A mobilidade urbana, aspecto decisivo da vida em uma cidade enorme e caótica como São Paulo, onde se mora longe e se trabalha demais, é decidida pelas grandes empresas e alvo de grandes esquemas de corrupção. O PSOL defende a tarifa zero no transporte, e uma política pública de transporte que privilegie e cidadão e seu direito à cidade.

O metrô e os trens continuam ruins e lotados e a malha cresce à passos de tartaruga. O ônibus segue lotado e não há perspectiva de melhora. A nova licitação para os ônibus, que se pese melhorias pontuais, segue atendendo aos principais interesses das empresas de ônibus, com contratos de vinte anos, linhas mais lotadas, cobradores demitidos e uma fórmula para o cálculo do repasse da prefeitura para as empresas que favorece as últimas.

Para mudar a política de transporte e atacar a corrupção no sistema defendemos a tarifa zero, a melhoria na qualidade do transporte e maior controle público do sistema. Todos às ruas contra o aumento das tarifas!