Audiências públicas sobre educação começam em agosto

15/07/2014 Câmara Municipal, Destaques, Direito à Cidade, Educação, Juventude, São Paulo, Sem categoria, Toninho Vespoli

Por PSOL – São Paulo – SP
Publicado em 15-07-2014
DSC04606-300x225

A partir do dia 16 de agosto começam as audiências públicas para discutir o projeto substitutivo do Plano Municipal de Educação (PME), PL 415/2012, do qual o vereador Toninho Vespoli (PSOL) é o relator. O objetivo será aperfeiçoar o novo texto com novas contribuições de especialistas e da população. “Este é o momento para promover um processo de discussão transparente e participativo. Queremos ouvir todos os segmentos para contemplar as demandas apresentadas e corrigir os erros cometidos anteriormente”, garantiu Vespoli.

O Projeto original que trata do PME foi encaminhado à Câmara ainda na gestão Kassab (e pode ser conferido aqui: http://goo.gl/gC48eW), mas deixou muito a desejar. Isso porque deixou de abordar a maior parte das propostas resultantes das conferências nacional e municipal de educação, realizadas em 2010, e que contaram com a participação de diversos representantes e entidades organizadas da sociedade civil ligadas à área. Essas recomendações deveriam ter norteado a construção do plano, mas não foi isso que aconteceu. . “O PL atual não espelha o resultado da Conferência; não condiz com as demandas e desejos da sociedade civil, por isso vamos reformulá-lo agora”, afirmou Toninho Vespoli.

Para analisar esse projeto inicial e identificar as falhas, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal realizou entre maio e junho uma primeira etapa de reuniões com grupos de trabalho temáticos.

Aqui, você confere o vídeo desses encontros:

– 26/05: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Ensino Superior: http://goo.gl/Sb9FsR
– 02/06: Educação Infantil e Educação à distância: http://goo.gl/PjlpAU
– 16/06: Financiamento e Infraestrutura: http://goo.gl/JLpO9i
– 27/06: Valorização: http://goo.gl/XxrfXm
– 30/06: Educação Inclusiva, EJA, Educação Indígena e Educação Afro-Brasileira: http://goo.gl/EaaDla

Neste mês de julho o mandato do vereador Toninho Vespoli está trabalhando no texto do relatório e no substitutivo, para submetê-lo às audiências públicas. “Será importante harmonizar o texto do projeto com o recém sancionado Plano Nacional de Educação”, afirma Toninho.

Em breve serão anunciados os temas das audiências, que já têm data marcada para acontecer e serão todas na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).

Das 9h às 12h:

– 16/08 – Plenário 1º de Maio (1º andar)
– 23/08 – Salão Nobre (8º andar)
– 30/08 – Plenário 1º de Maio (1º andar)
– 13/09 – Salão Nobre (8º andar)
– 20/09 – Plenário 1º de Maio (1º andar)
– 27/09 – Auditório Prestes Maia (1º andar)