Nota de repúdio à repressão contra os metroviários

11/06/2014 Destaques, Direito à Cidade, Direitos Humanos, São Paulo, Segurança Pública, Trabalho, Transporte

Nesta madrugada (6/5), cerca de 100 metroviários foram agredidos violentamente pela tropa de choque da Polícia Militar de São Paulo, na estação Ana Rosa do metrô, após um protesto que acontecia em apoio à greve. Pelo menos quinze pessoas ficaram feridas e um trabalhador foi preso.

Há dois dias a categoria está em greve, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em assembleia. Essa greve é por aumento de salários, melhoria das condições de trabalho, pelo plano de carreira e pelo adicional de periculosidade, mas também por transporte digno na cidade de São Paulo.

Em São Paulo, o governo cobra uma das tarifas mais altas do País, jogando sobre a população um custo elevado para se deslocar pela cidade. O caos no trânsito da cidade é culpa de muitos anos de uma administração que pouco se preocupa com a vida da classe trabalhadora.

Estamos há mais de dois meses negociando com o governo. Por conta de uma postura intransigente do governador Geraldo Alckmin, hoje os metroviários estão em greve.

Ontem, após mais uma tentativa de negociação no TRT, o impasse se manteve por intransigência do governador em não aceitar a proposta de liberação das catracas. Mediante essa discussão no Tribunal, o Sindicato levou a proposta de catraca livre para a assembleia, onde os metroviários a aprovaram por maioria. Estamos dispostos a trabalhar sem receber caso haja liberação das catracas.

A resposta do Governo Alckmin às nossas reivindicações foi a violência policial, repressão e criminalização dos movimentos sociais. Contamos com o apoio e solidariedade de todos os trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais à nossa luta. Pedimos que os trabalhadores e entidades sindicais se manifestem em favor de nossa luta.

Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Clique aqui para assistir ao vídeo:

Leia também:

Todo apoio à luta dos metroviários:
http://psol50sp.org.br/blog/2014/06/05/todo-apoio-a-luta-dos-metroviarios/

O que querem os metroviários de SP? Por Gilberto Maringoni
http://psol50sp.org.br/blog/2014/06/06/o-que-querem-os-metroviarios-em-sp/

download (1)