Vladimir Safatle filia-se ao PSOL!

01/10/2013 Destaques, Filiação, São Paulo

*Maurício Costa

O Filósofo e professor da USP Vladimir Safatle filiou-se ao PSOL nessa segunda-feira, dia 30 de setembro, em atividade na sede paulista do partido. Sua filiação é fruto de mais de um ano e meio de debates entre Safatle e o partido na cidade de São Paulo. Desde as eleições de 2012 quando o PSOL apresentou a candidatura de Carlos Giannazi para prefeito há um fraterno e vigoroso diálogo entre Safatle e o Diretório Municipal, que veio se estreitando e convergindo com as lutas sociais que tomaram nossa cidade e país.

As jornadas de junho mostraram que era ainda mais necessária essa parceria contra a velha política, pela construção de uma alternativa política concreta para o povo, socialista e verdadeiramente democrática, à altura da voz das ruas. Uma alternativa da esquerda que não teme dizer seu nome. Companheiro Safatle, seja bem-vindo!

Carta de Vladimir Safatle à plenária aberta do PSOL da cidade de São Paulo do dia 7 de julho:

“Caros amigos e amigas do PSOL,

Infelizmente, não consegui chegar a tempo para estar com vocês nesta plenária.

No entanto, gostaria muito de deixar com vocês algumas palavras sobre nosso momento político e a possibilidade que temos de construir uma nova dinâmica na política brasileira. Vários foram aqueles que tentaram desqualificar as manifestações que ocorreram no mês de junho. Para eles, só seria possível ler os acontecimentos através das lentes do medo e da crítica ao pretenso espontaneísmo das massas. Sei que nem eu nem vocês partilhamos desta análise. Temos confiança que o lugar natural da política brasileira é as ruas. Agora que a população brasileira encontrou o caminho das ruas, não é questão de tentar tirá-la. Há uma experiência de lutas que deve ser refundada, há uma institucionalidade que chegou ao fim. Saber agir dentro deste novo quadro é um desafio que mobilizará a criatividade política de todos nós. Ele exige, acima de tudo, um sentimento que desapareceu nos últimos tempos: confiança no povo.

O povo brasileiro demonstrou sua verdadeira estatura. Temos ainda a sorte de vermos aparecer uma geração de jovens brilhantes, politizados e corajosos. Uma geração como há muito tempo não se via no Brasil. Tenhamos confiança nestes jovens e não destruamos sua motivação. Eles ainda farão muito mais do que somos capazes de imaginar. O tempo da verdadeira invenção democrática está aberto. Saibamos aproveitá-lo.

Com consideração,

Vladimir”

Vladimir Pinheiro Safatle é um filósofo e professor universitário brasileiro. Atua também como colunista no jornal Folha de S. Paulo e tem diversos livros publicados, entre eles “A esquerda que não teme dizer seu nome”. 

*Presidente do Diretório Municipal do PSOL São Paulo