Nota da Executiva Estadual do PSOL/RJ sobre o sequestro do estudante Rodrigo

26/07/2013 Destaques, Manifestações 2013, PSOL

No dia 25 de julho o militante do PSOL Rodrigo D’Oliveira Graça, estudante de cursinho pré-vestibular, sofreu um sequestro relâmpago. O fato aconteceu próximo a sua casa no bairro da Tijuca, quando quatro homens encapuzados o obrigaram a entrar em um carro, sem placa visível. O ameaçaram dizendo que ele serviria de exemplo, que estavam monitorando todos, que a corja do PSOL deveria sair das ruas e citaram o deputado Estadual Marcelo Freixo e o ex. deputado Babá. Os sequestradores além das ameaças rasgaram a camisa de Rodrigo e um BO que ele carregava.

O grave do caso é que o companheiro já tinha sido ameaçado nos dias 23/07 e no dia 24/07 com telefonemas e mensagens para seu celular e sua residência. Nesse mesmo período teve o email invadido e a senha alterada, além do cancelamento de sua conta do Facebook. Tanto que no dia 24 de Julho fez a denuncia pertinente na Comissão de Direitos Humanos da ALERJ e de lá foi encaminhado para 18º delegacia de Polícia Civil na qual registrou um BO. Nas ameaças recebidas no dia 25/07, pela manhã, foi alertado que iria sofrer as consequências por ter realizado a denuncia. Poucas horas depois foi realizado o sequestro. Precedendo a tudo, no domingo, dia 21/07, ocorreu uma ligação com o mesmo teor no telefone fixo do comitê do PSOL localizado na Gomes Freire, de onde nos organizamos para participar das passeatas.
Há poucos dias o sociólogo Paulo Bahía da UFRJ também sofreu um sequestro relâmpago, caso que já foi denunciado ao Ministério Público.

Não podemos viver em um estado de exceção, onde se tenta impedir o simples direito de se manifestar por meio de intimidações dessa natureza.

O PSOL repudia veementemente estes gravíssimos episódios e exige que as autoridades tomem todas as providencias a fim de que os mandantes e executores dessas ações sejam punidos, que cesse a perseguição e a criminalização dos manifestantes, assim como a garantia de segurança de Rodrigo seja garantida.

O PSOL continuará nas ruas apoiando todas as legitimas reivindicações do povo.

26 de julho de 2013

Executiva Estadual do PSOL/RJ

Saiba mais sobre o sequestro:
Militante do PSOL diz ter sido vítima de sequestro-relâmpago na Tijuca
Polícia solicita quebra de sigilo telefônico de militante do PSOL que teria sido sequestrado