O metrô é de lata, mas o povo não é sardinha!

21/05/2012 Destaques, Eleições 2012, PSOL na Rua

Exigimos respostas e punição aos responsáveis pelo acidente no Metrô!

O deputado estadual Carlos Giannazi, do PSOL, protocolou no dia 16, um requerimento na Assembleia Legislativa de São Paulo exigindo a convocação do presidente do Metrô, do Secretário dos Transportes Metropolitanos e do presidente da CPTM para explicarem a crise nos transportes sobre trilhos, vivida todos os dias pela população da cidade por meio de panes, superlotação, acidente e denúncias de corrupção com superfaturamento em obras e aquisições de equipamentos (ex-presidente do Metrô foi demitido por irregularidades na linha 5-Lilás).

“A falta de investimento e planejamento, aliada à terceirização dos serviços e privatização na construção das novas estações e linhas, têm levado a um verdadeiro caos a modalidade de transporte, principalmente na capital do estado”, disse Giannazi, que exige rigorosa investigação deste último acidente na Linha Vermelha do Metrô (que teve dezenas de feridos) como nas outras inúmeras ocorrências. Para nós do PSOL, o maior responsável é o governador Alckmin e o PSDB que são marionetes das grandes empresas e barram qualquer CPI que queira apurar a corrupção e ineficiência dos transportes.

O metrô é de lata, mas o povo não é sardinha!

Era uma tragédia anunciada. As constantes paralisações, os atrasos, a superlotação e as precárias condições para trabalhadores e usuários do Metrô e da CPTM têm explicação e culpados. A política do governo do PSDB de restringir os investimentos públicos, optando pela terceirização e privatização dos serviços no transporte sobre trilhos chegaram ao limite de atentar contra a vida do povo e expressam seu descaso com os interesses da população. Não podemos tratar como naturais as condições que testemunhamos todos os dias nos vagões e ônibus da cidade.

O PSOL se solidariza com as vítimas do Metrô – as do acidente da linha vermelha e as do cotidiano – e apoia a greve porque os metroviários também são vítimas da política criminosa do governo Alckmin sendo sufocados pela falta de condições de trabalho. Reafirmamos a necessidade de outro modelo de transportes na cidade, o que só é possível varrendo a velha política representada pelo governo do PSDB.

#QueroMudarSP